Na tarde de onten (09/abril/2024), durante uma reunião dos prefeitos da região, ficou estabelecido que os municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Vale do Itapocu (Cigamvali) irão investir cerca de meio milhão de reais em pesquisas e estudos para combater o problema dos mosquitos conhecidos como "maruins".
Esta decisão foi anunciada pelo presidente do Cigamvali e prefeito de São João do Itaperiú, Clésio Fortunato, que ressaltou o compromisso da região em liderar iniciativas desse tipo. "Já foi destinado um considerável investimento anteriormente nesse projeto de controle dos maruins, e agora estamos comprometidos em aumentar esse investimento em prol da comunidade", afirmou.
Atualmente, o Cigamvali distribui gratuitamente um Controlador Bioativo para enfrentar o problema dos maruins. Cerca de duas mil garrafas deste produto são distribuídas aos interessados nos sete municípios que compõem a Amvali: Jaraguá, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú.
No entanto, é importante ressaltar que esse produto não elimina os maruins, mas sim reduz a sua reprodução e o desenvolvimento das larvas. O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, comentou sobre os novos estudos que serão realizados na região. "Este será um esforço de um ano, visando obter resultados concretos e determinar as ações mais adequadas a serem tomadas", destacou