Cada criança é singular, especialmente àquelas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista-TEA. Por isso, visando ainda mais a humanização do atendimento, a eficiência e a empatia, o Hospital Jaraguá está finalizando a elaboração de um Protocolo de Atendimento a crianças com TEA e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (Manejo e Cuidado).
Segundo a coordenadora do Pronto Atendimento do Hospital Jaraguá, Tais Gregol, a construção do protocolo teve início em 2023 e em breve estará finalizado, no entanto, as ações que integram o protocolo já estão sendo trabalhadas internamente.
Ela explica que a iniciativa surgiu da necessidade de melhorar especialmente a comunicação no atendimento destes pacientes. “É muito importante que a pessoa com TEA e TDAH seja identificada já na entrada para o atendimento, para que assim ela seja vista com todas as suas particularidades por onde percorrer, seja no Raio X, em exames, medicação e internação”, completa.
Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade no totem de retirada de senhas. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno. Uma etiqueta especial também está em desenvolvimento para ser colocada em crianças que têm dificuldades em aceitar a pulseira. E outra etiqueta também será utilizada para identificar o prontuário destes pacientes.
Tais explica ainda que outra medida adotada será a identificação, também por meio de etiqueta, na beira-leito do quarto da criança, atrás do paciente e na parede. O objetivo é que assim que alguém da equipe hospitalar entrar no quarto identifique imediatamente o paciente e entenda as necessidades dele. Já no Centro Cirúrgico serão implantadas toucas e aventais amarelos para auxiliar na identificação.