A terça-feira (14) iniciou com presença de nebulosidade e chuva no norte catarinense, ainda associada a passagem da frente fria. Entretanto, o sistema se afasta de Santa Catarina no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada. O declínio das temperaturas passa a ser sentido também no norte do estado. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 9°C e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis e entre 12°C e 16°C nas demais regiões
Na quarta-feira (14), a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono. O sistema de alta pressão associado a esta massa de ar, deixa o tempo ensolarado em todo o estado. O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis serrana, variam entre 2°C e 6°C . As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 21°C no Grande Oeste e entre 13°C e 18°C nas demais regiões.
Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando temporais e chuvas pontualmente intensas.