Uma novidade na área da Educação está agradando estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental em Jaraguá do Sul: oficinas exclusivas pelo programa Escola em Tempo Integral. A iniciativa, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem como objetivo proporcionar também a estes alunos a experiência de aprendizado, por meio do ensino integral. As aulas vão começar nesta terça-feira (25).
Assim como para os alunos dos anos iniciais, as oficinas educativas ocorrerão no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. Serão 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, totalizando 15 horas semanais, com término de acordo com o calendário escolar. “A ideia também é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de explorar seus talentos, construir um futuro promissor por meio do conhecimento e tornar a escola um ambiente mais atrativo para todos”, destaca a secretária de Educação, Iraci Müller.
As oficinas incluem cinco áreas: Iniciação Profissional; Empreendedorismo e Projeto de Vida; Educação e Saúde; Tecnologia Básica e Intermediária; e Cultura Maker (módulo que abrange Ciências e Invenções; Comunicação e Mídias; e Matemática e Games). Por meio de aulas com abordagens práticas, dinâmicas e coletivas, os alunos serão incentivados a desenvolver diferentes habilidades e competências gerais.
As oficinas também aproximam os estudantes de temas que podem encontrar no mercado de trabalho, preparando-os para essa etapa. O programa começará atendendo 141 alunos de sete escolas municipais, mas no decorrer do ano letivo será ampliado para todas as unidades da rede, totalizando 614 alunos. As atividades ocorrem em uma instituição contratada pela Secretaria Municipal e os alunos recebem alimentação e transporte gratuito até o local, fornecidos pela Secretaria de Educação.
O prefeito Jair Franzner lembra que investir em educação é fundamental para o desenvolvimento pessoal do cidadão e para a construção de uma sociedade melhor. “Temos que ter um olhar especial para a educação e, dentro de nossas competências, promover ações e investimentos que fortaleçam a qualidade do ensino e da aprendizagem”, pontua Franzner.