O prefeito afastado de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, deixou o presídio de Itajaí nesta quinta-feira (18/09), após passar mais de quatro meses detido. Ele foi preso em 29 de abril, durante a 5ª fase da Operação Mensageiro, que investiga crimes de corrupção em diversas prefeituras catarinenses. A liberação foi concedida para que Fortunato acompanhe o tratamento de saúde de um familiar, mas a soltura não implica em sua volta à administração municipal.
Conforme o documento de soltura, Fortunato deverá seguir uma série de medidas cautelares durante sua liberdade provisória. Entre elas, o afastamento do cargo de prefeito por 120 dias, o monitoramento eletrônico com tornozeleira por 90 dias, e a proibição de manter contato com outros investigados na operação. Além disso, ele não poderá sair da cidade de São João do Itaperiú durante o período de monitoramento.
Fortunato, que foi eleito prefeito pela primeira vez em 2016 com 1.651 votos e reeleito em 2020 com 1.649 votos, enfrenta um momento delicado em sua carreira política. Embora tenha sido liberado para cuidar de questões familiares, sua situação jurídica ainda está em aberto, e ele segue afastado do comando da prefeitura até segunda ordem.
A Operação Mensageiro tem investigado a atuação de servidores públicos e agentes políticos em um suposto esquema de corrupção envolvendo licitações e contratos públicos, atingindo diversas cidades de Santa Catarina.
Mín. 16° Máx. 20°