Joneraldo Ribeiro, de 64 anos, morreu na tarde deste sábado (21/setembro), após se engasgar com um pedaço de carne no município de Schroeder, em Santa Catarina. O incidente aconteceu na Rua Maravilha, no bairro Centro Norte, e foi registrado como um caso de obstrução das vias aéreas (Ovace).
De acordo com informações preliminares, Joneraldo teria se engasgado durante uma refeição, o que resultou em uma parada cardíaca. Imediatamente após o ocorrido, equipes dos Bombeiros Voluntários de Schroeder e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram acionadas para o resgate. Ele foi levado ao Pronto Atendimento (P.A.) com prioridade, onde os socorristas realizaram várias tentativas de reanimação.
Apesar dos esforços conjuntos das equipes de emergência, que trabalharam incansavelmente para salvar Joneraldo, o óbito foi confirmado pouco tempo depois.
Casos de engasgo podem evoluir rapidamente para situações críticas, como no caso de Joneraldo. Especialistas alertam sobre a importância do socorro imediato nesses casos e reforçam que a manobra de Heimlich pode ser decisiva para salvar vidas em situações de obstrução das vias aéreas.
Mín. 16° Máx. 20°