A guarnição encontrava-se averiguando uma ocorrência de um suposto disparo de arma de fogo que foi denunciada pela comunidade, quando percebeu uma atitude estranha de um dos abordados em uma residência à Rua Ermelino Souza dos Santos, 556, Santo Antônio, em Jaraguá do Sul. Durante as verificações, os policiais encontraram um pacote semelhante a maconha em cima de uma mesa, sendo confirmado ser o entorpecente e pesava cerca de 115 gramas.
Na conversa com a moradora da residência, ela alegou ser do irmão e que ele não estava em casa, mas estaria para chegar, juntamente com um amigo. Durante os procedimentos, os suspeitos chegaram e quando perceberam a presença policial, tentaram se evadir resistindo à abordagem, mas foram detidos. Nas buscas complementares, foram encontrados alguns comprimidos de ecstasy, cerca de 50 gramas de cocaína e diversos apetrechos comumente utilizados para fragmentação do entorpecente.
Pressionados, ele confessou que na casa de outro homem, havia alguns pés de maconha sendo cultivados.Nas averiguações, as plantas foram encontradas, mas o homem não estava presente. Diante dos fatos, os dois envolvidos de 18 e 22 anos, foram detidos por tráfico de drogas e apresentados na Delegacia de Polícia junto com os materiais ilícitos.