Desde o fim do processo eleitoral em 6 de outubro de 2024, a coluna Falando Francamente do jornal O Corupaense, vem alertando sobre a instatisfação do MDB com os rumos adotados pelo prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, do mesmo partido, e seu vice, João da Metalnox (PSDB). A eleição do emedebista Luiz Fernando Almeida à presidência da câmara, ocorrida ontem (1/01), foi um claro recado à nova gestão, que caminha a passos largos para perder a maioria no legislativo.
Articulado e um dos insatisfeitos, Almeida alcançou 8 dos 11 votos, inclusive, dos vereadores do PL que, teoricamente, fariam parte da oposição. A situação política da nova adminstração jaraguaense é tão temerosa, que os deputados federais, Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB e Fábio Schiochet, que comanda o União Brasil em Santa Catarina, não foram à cerimônia de posse. Outro ausência foi do deputado estadual, Vicente Caropreso, do PSDB, mesmo partido do vice-prefeito jaraguaense. Antídio Lunelli (MDB), esteve presente, mas como a coluna tem alertado há tempo, seu relacionamento com o novo governo está extremecido e o convívio é meramente protocolar
Desdenhar a a força política de Almeida, Antídio, Chiodini, Schiochet, Caropreso e tantas outras lideranças que foram essenciais para a reeleição de Franzner, é antecipar o fracasso. Ou a nova (?) administração muda a forma de condução política ou terá sérios problemas para terminar o governo que mal começou. Tem um monte de CPI batendo à porta e que só não vingou até agora, porque a administração mantinha uma maioria confortável. Em breve, o recado sairá da teoria à prática; isso é uma questão de tempo.