O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, pediu a desfiliação voluntária do Podemos nesta quinta-feira (17). A decisão aconteceu após a sigla comunicar que encaminharia um processo formal de expulsão. A informação foi confirmada à coluna pela deputada estadual e presidente do Podemos, Paulinha.
A reunião da executiva estadual do Podemos, realizada na noite desta quarta (16/04), em Florianópolis, definiu a expulsão dele após o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) oferecer uma denúncia contra o vice-prefeito. Jair Júnior, é acusado de violência doméstica contra a ex-namorada. Além de suspeita de agressão, pesa sob ele a acusação de cárcere privado por pelo menos 12 horas contra a vítima. O caso foi registrado em 22 de março, quando Jair Júnior foi preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado.
Jair Júnior chegou a ser alvo de processos de impeachment no mês passado, mas os procedimentos foram suspensos pelo Poder Judiciário. O juiz Sérgio Luiz Junkes, da Vara da Fazenda Pública de Lages, aceitou o pedido de liminar apresentado pelo vice-prefeito para interromper o processo. A denúncia, apresentada pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, cita os crimes de lesão corporal (duas vezes), cárcere privado, perseguição e invasão a dispositivo de informática.