Na sessão de ontem (22/04), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de lei que estabelece o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer. A proposta, de autoria do vereador Jonathan Reinke (União), também se estende a portadores de outras condições correlatas e a seus familiares. Entre os pontos principais do programa, estão a conscientização e a orientação precoce em toda a rede pública municipal, assim como o apoio ao paciente e à sua família, com abordagens adequadas para minimizar os impactos da doença.
Auxílio a cuidadores e às famílias
Além disso, o projeto também inclui a capacitação de cuidadores familiares e a especialização de novos profissionais, com o objetivo de diminuir intercorrências hospitalares e o estresse dos responsáveis. A proposta também prevê um cadastro específico para pessoas que têm o diagnóstico de doença de Alzheimer e outras demências e o fortalecimento de contatos e parcerias que troquem informações relevantes sobre a condição.
A responsabilidade pela investigação, o diagnóstico, o tratamento e a promoção da saúde mental dos pacientes, de acordo com o projeto, fica com as unidades de saúde do município. A matéria sugere que o Executivo crie um Centro de Referência de Prevenção e Tratamento da Doença de Alzheimer e outras doenças.